A acetilcisteína é um medicamento expectorante, indicado para situações de muita secreção densa e viscosa, como em casos de bronquite aguda e pneumonia. Ela também é recomendada para indivíduos com intoxicação pelo uso de paracetamol.
O medicamento muda as características da secreção, reduz sua consistência e elasticidade, deixando-a mais fluida e facilitando a sua eliminação, o que ajuda a melhorar a respiração.
A acetilcisteína tem uma rápida absorção no trato gastrointestinal, tendo sua ação iniciada após uma hora da sua administração.
Diversos estudos já mostraram a força da acetilcisteína como ação antioxidante. Veja abaixo outras doenças que ela pode ajudar no tratamento.
É fundamental deixar claro que a acetilcisteína não deve ser utilizada por crianças com menos de dois anos de idade. Ela também não é indicada para os seguintes grupos abaixo.
A acetilcisteína não é recomendada para aquelas pessoas que estão com tosse seca, uma vez que a solução atua deixando o catarro mais líquido, ajudando na sua eliminação.
Quando o indivíduo está com a tosse seca, o corpo dele não produz catarro. Por isso, a solução não é indicada para esses casos.
Você pode encontrar a acetilcisteína em diversos lugares, como farmácias ou drogarias. Ele é produzido em vários formatos, como: comprimido, xarope ou granulado. Os nomes comerciais são: Fluimucil, Flucistein, Aires ou Cisteil. Já o termo genérico é acetilcisteína.
Outra opção interessante é a suplementação por meio do Nac Acetilcisteína. Trata-se de um suplemento com a forma estável e biodisponível do aminoácido cisteína, que participa de inúmeras funções vitais no organismo.
Nesse produto, desenvolvido pela Puravida, foi acrescentado o molibdênio, mineral fundamental para a produção de diversas enzimas essenciais, que auxilia no metabolismo dos aminoácidos sulfurados, como é o caso da cisteína.
O produto foi criado com todos os critérios de pureza e eficiência para a melhor assimilação e utilização pelo organismo.
Por meio da tecnologia da suplementação, a empresa conseguiu obter em 1 cápsula
pequena a quantidade diária ideal de cisteína, que é um
dos mais poderosos e importantes antioxidantes produzidos pelo próprio corpo:
a glutationa, conhecida como a “mãe de todos os antioxidantes''.
A suplementação com o NAC deve obedecer alguns critérios importantes.
Ziment I. Acetylcysteine: a drug that is much more than a mucokinetic. Biomed Pharmacother. 1988;42(8):513-9. PMID: 3066412.
Rushworth GF, Megson IL. Existing and potential therapeutic uses for N-acetylcysteine: the need for conversion to intracellular glutathione for antioxidant benefits. Pharmacol Ther. 2014 Feb;141(2):150-9. doi: 10.1016/j.pharmthera.2013.09.006. Epub 2013 Sep 28. PMID: 24080471.
Heard K, Green J. Acetylcysteine therapy for acetaminophen poisoning. Curr Pharm Biotechnol. 2012 Aug;13(10):1917-23. doi: 10.2174/138920112802273146. PMID: 22352734.